O Teritório

O Território da Cidadania Borborema - PB abrange uma área de 3.341,70 Km² e é composto por 21 municípios: Algodão de Jandaíra, Arara, Areial, Campina Grande, Esperança, Pilões, Puxinanã, Queimadas, Remígio, Serra Redonda, Solânea, Alagoa Nova, Areia, Borborema, Casserengue, Lagoa Seca, Massaranduba, Matinhas, Montadas, São Sebastião de Lagoa de Roça e Serraria.

A população total do território é de 651.841 habitantes, dos quais 147.875 vivem na área rural, o que corresponde a 22,69% do total. Possui 24.725 agricultores familiares, 1.661 famílias assentadas e 3 comunidades quilombolas. Seu IDH médio é 0,67.

sábado, 19 de março de 2011

Emater quer agilizar ações em favor da agricultura familiar na Paraíba

As novas ações para o setor agropecuário da Paraíba ganham novo impulso a partir de agora e serão implantadas com maior agilidade, conforme plano de atividades que foi apresentado na manhã desta quinta-feira (17) aos coordenadores regionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB). Na ocasião, o secretário da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, destacou o trabalho que será empreendido e que vai garantir um maior dinamismo nas políticas públicas para chegar com mais rapidez e eficácia aos agricultores familiares.

O evento, que aconteceu na sede do Sindicato dos Agrônomos, Veterinários e Zootecnistas dos Entes Públicos do Estado da Paraíba (Sinavez), foi coordenado pela diretoria colegiada da Emater, representada pelo presidente Geovanni Medeiros, e os diretores Técnico e Administrativo, Erasmo Lucena e Francionildo Araújo. Todos os 15 coordenadores regionais participaram das discussões, que tiveram como objetivo fortalecer o acesso às políticas públicas.

A visão do coletivo do setor agropecuário é construir uma agricultura familiar ainda melhor, estabelecendo indicadores sociais e econômicos, que possibilitem avanços nos processos produtivos que gerem melhoria na qualidade de vida do agricultores familiares e demais segmentos da sociedade paraibana.

O secretário da Agricultura Familiar, Alexandre Eduardo de Araújo, destacou que a Emater, por estar presente em todos os municípios paraibanos, tem um papel importante na execução das ações do Governo do Estado para o setor agropecuário. Ele  acrescentou que toda Política Pública para o setor agropecuário passa necessariamente pela Empresa de Extensão Rural.

Na opinião de Geovanni Medeiros, o trabalho da Emater toma agora novo rumo. Ele destacou que os coordenadores regionais têm uma grande importãncia dentro da estrutura da empresa por lidar diretamente com o homem do campo.

A Emater-PB conta com 239 escritórios, sendo um central na Estrada de Cabedelo, 223 locais e 15 coordenadoria regionais nos municípios de Guarabira, Solânea, Patos,João Pessoa, Itaporanga, Princesa Isabel, Areia, Picui, Pombal, Sousa,Catolé do Rocha, Campina Grande, Itabaiana, Serra Branca e Cajazeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário