O Teritório

O Território da Cidadania Borborema - PB abrange uma área de 3.341,70 Km² e é composto por 21 municípios: Algodão de Jandaíra, Arara, Areial, Campina Grande, Esperança, Pilões, Puxinanã, Queimadas, Remígio, Serra Redonda, Solânea, Alagoa Nova, Areia, Borborema, Casserengue, Lagoa Seca, Massaranduba, Matinhas, Montadas, São Sebastião de Lagoa de Roça e Serraria.

A população total do território é de 651.841 habitantes, dos quais 147.875 vivem na área rural, o que corresponde a 22,69% do total. Possui 24.725 agricultores familiares, 1.661 famílias assentadas e 3 comunidades quilombolas. Seu IDH médio é 0,67.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Empasa investe em projetos que irão beneficiar Agricultura e Piscicultura

A Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas da Paraíba (Empasa/PB) está investindo em projetos que irão beneficiar a Agricultura e Piscicultura em todo Estado. Segundo o diretor presidente da Companhia, José Tavares Sobrinho, esta é a determinação do Governador Ricardo Coutinho à empresa: direcionar todos os esforços em prol do desenvolvimento dos setores agrícolas e pesqueiro da Paraíba.
De acordo com José Tavares, não faltam iniciativas, especialmente no que diz respeito à Agricultura Familiar. “Estamos criando, dentro da Empasa, por determinação do governador, um espaço próprio destinado à Agricultura Familiar. Em João Pessoa isso vem sendo feito e em Campina Grande, já estamos em negociações para o aluguel do galpão para instalar pelo menos 200 pessoas”, frisou.

Além disso, a Empasa, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), será a executora do Projeto de Aquisição de Alimentos (PAA). O projeto, criado em 2003 como uma das ações do Programa Fome Zero, tem como objetivo garantir o acesso a alimentos em quantidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional.
“O PAA será executado pela Empasa, que organizou o Termo de Cooperação Técnica, necessário para sua realização. A empresa é a executora do PAA em 14 municípios paraibanos e pretende estender este número de cidades beneficiadas”, garantiu Tavares.

Incentivos à pesca e floricultura – José Tavares informou ainda que no setor pesqueiro a Empasa tem um projeto produtivo no açude de Cachoeira dos Alves, que é responsável pelo abastecimento d'água potável em Itaporanga. Segundo o diretor, uma doação de alevinos foi feita à Associação de Pescadores locais, através da Funcep (Fundo de Combate à Erradicação da Pobreza). “Programamos a despesca para o dia 8 de abril. Este ano, estaremos acompanhando todo o processo, desde o momento da doação de alevinos, até a produção final. Isso funciona como uma unidade demonstrativa para agricultores da região”, ressaltou.

No dia 8 de maio, a Empasa tem na programação uma feira de flores, em parceria com o Sebrae/PB. Tavares declarou que as flores são produzidas na região do Brejo paraibano, nos municípios de Pilões e Areia, são vendidas no Estado de Pernambuco. “Tanto em Pilões, como em Areia, há uma cooperativa formada por mulheres, que produzem e vendem suas flores para o Estado vizinho porque não encontram mercado na Paraíba. Queremos mudar este quadro”, sentenciou.

Retomada de programas – O diretor ressaltou a importância da retomada de antigos programas como Programa de Segurança Alimentar e Nutricional da Empasa (Sane), antigo Sopão. O programa beneficia duzentas famílias na capital e mais duzentas em Campina Grande, que recebem sopa e baião de dois. Dessas, 63 são atendidas com o Programa Pão e Leite da Fundação de Ação Comunitária (FAC), que tem a parceria da Empasa na distribuição do benefício. “Estamos aguardando a liberação de recursos para retomar o programa. Nossa intenção, assim que obtivermos os recursos, é estender o programa até a cidade de Patos”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário