O Teritório

O Território da Cidadania Borborema - PB abrange uma área de 3.341,70 Km² e é composto por 21 municípios: Algodão de Jandaíra, Arara, Areial, Campina Grande, Esperança, Pilões, Puxinanã, Queimadas, Remígio, Serra Redonda, Solânea, Alagoa Nova, Areia, Borborema, Casserengue, Lagoa Seca, Massaranduba, Matinhas, Montadas, São Sebastião de Lagoa de Roça e Serraria.

A população total do território é de 651.841 habitantes, dos quais 147.875 vivem na área rural, o que corresponde a 22,69% do total. Possui 24.725 agricultores familiares, 1.661 famílias assentadas e 3 comunidades quilombolas. Seu IDH médio é 0,67.

sábado, 26 de março de 2011

Empreender-PB terá várias linhas de crédito para empreendedores individuais e coletivos do Estado

Grupos de empreendedores, pessoas em situação de vulnerabilidade social e arranjos produtivos locais. Este é o público-alvo das linhas de crédito do Empreender Paraíba, que pretende promover o crescimento do Estado atingindo a base da pirâmide social, segundo o secretário executivo do programa, Tárcio Pessoa. Previsto para ser lançado no dia 10 de abril, o programa foi abordado durante o painel temático com instituições financeiras, promovido nesta sexta-feira (25), na “1ª Conferência Estadual sobre Desenvolvimento Sustentável: a Paraíba no século XXI”.

A mesa debatedora foi presidida pelo secretário estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano. Em sua palestra, Tárcio Pessoa lembrou que o programa se norteará sobre três eixos: desenvolvimento sustentável; empreendedorismo social; e apoio aos arranjos produtivos locais. “Inicialmente, o programa irá atender a grupos, associações e cooperativas consolidadas, a partir dos arranjos produtivos locais”, afirmou.

Ele frisou que, em um Estado onde aproximadamente 70% da população vive em situação de pobreza, é preciso atingir a base da pirâmide social. “Existe uma fatia da população que não acessa aos serviços bancários. São pessoas em situação de vulnerabilidade como egressos do sistema penitenciário, mulheres e jovens pobres, especialmente, das cidades de interior”, observa.

Para interiorizar o desenvolvimento, o Empreender está baseando suas ações no mapa das cidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado.

O programa terá como parceiros os seguintes órgãos e instituições: Sebrae, Cinep, Secretarias do Governo, Cooperar, Emepa, Emater, universidades, Federação das MPEs, OCEP-PB, Associações comerciais, bancos e ONGs.

“Nós não vamos inventar a roda, vamos trabalhar com as informações já existentes para azeitar este processo de desenvolvimento, através de uma lógica ética, poética e inclusiva”, declarou Tárcio Pessoa.
Atualizado em ( 25-Mar-2011 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário